segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

QUEM SERIA O MEU ESPÍRITO PROTETOR?

Por Maria das Graças Cabral
 
Comumente no meio espírita, nos deparamos com pessoas tecendo os mais diversos comentários à respeito de seus Espíritos protetores. Tais companheiros, (principalmente em palestras públicas e livros) se reportam à presença dos Guias em momentos de intimidade, de dificuldades, de alegria. Relatam também as opiniões e/ou interferências dos Espíritos protetores em escolhas e decisões tomadas pelo tutelado. Importante ressaltar, que os referidos companheiros, alegam ver, ouvir, e interagir com seus protetores, chegando até mesmo a saber o nome do mesmo!
 
Entretanto, a grande maioria dos encarnados “fica só na vontade”. Pois é fato que vontade e curiosidade de se ter um contato mais efetivo, saber identidade e nome do Espírito Protetor, é sonho e/ou desejo, que habita a mente e o coração da grande maioria das pessoas!
 
Portanto, objetivando serenar os nossos corações, e para que não “morramos de inveja“ daqueles companheiros que relatam suas experiências com seus Guias Espirituais. Para que saibamos discernir, o que “procede” e o que “não procede” das experiências fantásticas, relatadas. Para que saibamos diferenciar um Espírito “Protetor“, de um Espírito “familiar“, ou de um Espírito “simpático“, é que escrevo o presente artigo. A fonte que saciará nossa sede, e nos confortará será O Livro dos Espíritos, que em seu Capítulo IX, Item VI, desenvolve o assunto sob o título de “Anjos da Guarda, Espíritos Protetores e Familiares ou Simpáticos”.
 
Inicialmente, busquemos saber “quem” são os Espíritos Protetores ou Anjos de Guarda e qual a sua missão. À esse respeito, nos dizem os Espíritos da Codificação, que os Guias Espirituais, são Espíritos de “ordem elevada“, que se ligam a um indivíduo em particular, como um irmão espiritual. Quanto a missão do Espírito protetor, é a missão de um pai para com o filho, ou seja, conduzi-lo pelo bom caminho, ajudá-lo com os seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida. (LE, 491) (negrito)
 
Importante ressaltar, que o Espírito protetor é ligado ao indivíduo desde o seu nascimento até a morte, pois freqüentemente a ligação prossegue no plano espiritual, e mesmo através de várias experiências reencarnatórias. Isto porque, segundo a Espiritualidade Superior, as vivências no mundo material não são nada mais do que fases bem curtas da vida do Espírito.
 
Diante de tais afirmativas, ficamos cientes, que todo Espírito Protetor, é obrigatoriamente um Espírito de moralidade e intelectualidade elevada, haja vista a complexidade e grandiosidade de sua missão, que é de conduzir um Espírito imperfeito à perfeição. Conquanto, é profundo conhecedor da alma do seu protegido, sendo sabedor de seus conflitos, vícios morais, medos, limitações, qualidades, conquistas, e potencialidades evolutivas, por acompanhá-lo desde existências pretéritas.
 
São Luís e Santo Agostinho, asseveram que os Anjos da Guarda ou Espíritos protetores, acompanham os seus protegidos, “nos cárceres, nos hospitais, nos antros do vício, na solidão, nada vos separa desse amigo que não podeis ver, mas do qual vossa alma recebe os mais doces impulsos e ouve os mais sábios conselhos.” E acrescentam: “Ah, porque não conheceis melhor esta verdade! Quantas vezes ela vos ajudaria nos momentos de crise; quantas vezes ela vos salvaria dos maus Espíritos! (...) Ah, interpelai vossos anjos da guarda, estabelecei entre vós e eles essa terna intimidade que reina entre os melhores amigos! Não penseis em lhe ocultar nada, pois eles são os olhos de Deus e não os podeis enganar!” (LE., Cap. XIX, Livro II, p. 459)
 
Importante ressaltar, que embora algumas pessoas considerem impossível que Espíritos de alta evolução fiquem restritos a uma tarefa tão penosa e contínua, asseguram os Mestres Espirituais, que mesmo estando a anos luz de distância, para os Espíritos Superiores não existe espaço, e mesmo vivendo em mundos evoluídos, permanecem ligados aos seus protegidos, pois gozam de dons por nós não concebidos. À esse respeito, Kardec de forma pedagógica esclarece, que os Espíritos dispõem do “fluido universal” (tema objeto de estudo em O Livro dos Espíritos) que permeia e liga todos os mundos, sendo portanto veículo da transmissão do pensamento, como o ar é para nós o veículo da transmissão do som.
 
Acrescentam ainda São Luís e Santo Agostinho, que em razão da comunicação do Espírito Protetor com o seu tutelado, somos todos médiuns, mesmo que hoje sejamos médiuns ignorados. Inferindo-se que “todos” nos comunicamos com nosso Guias Espirituais, mesmo que não tenhamos uma mediunidade ostensiva que nos permita, ver e/ou ouvir de forma objetiva.
 
Portanto, no que concerne à comunicação com nosso Espírito protetor, esta comunicação se faz através dos “pressentimentos” que comumente sentimos. São os pressentimentos, o conselho íntimo e oculto de um Espírito que nos deseja o bem. O Espírito protetor procura advertir seu tutelado no intuito de fazê-lo viver da melhor forma possível, entretanto, muito freqüentemente, fechamos os ouvidos e as portas do coração para as boas advertências, e nos tornamos infelizes por nossa culpa.
 
No que tange à presença constante do Espírito Protetor com o seu protegido, dizem os Espíritos da Codificação que há circunstâncias em que a presença não se faz necessária. Entretanto, enquanto estivermos necessitando reencarnar no planeta Terra, (planeta de provas e expiações) não temos condições de guiar-nos por nós mesmos, precisando portanto da orientação e proteção efetiva do Guia Espiritual.
Quanto ao contato entre tutelado e Espírito protetor, como falamos no início do artigo, a “grande maioria das pessoas” não têm experiências ostensivas, que possam lembrar e relatar. Pelo que foi dito anteriormente pelos Mestres Espirituais, já entendemos, que em razão do elevado grau evolutivo do Anjo Guardião, ele não tem como ser visto e/ou ouvido objetivamente pelos encarnados no planeta Terra.
 
Em seguida, Kardec lança o seguinte questionamento aos Espíritos da Codificação: - Por que a ação dos Espíritos em nossa vida é oculta, e por que, quando eles nos protegem, não o fazem de maneira ostensiva? A resposta dada foi a seguinte: “- Se contásseis com o seu apoio não agiríeis por vós mesmos e o vosso Espírito não progrediria. Para que ele possa adiantar-se necessita de experiência, e em geral é preciso que adquira à sua custa; é necessário que exercite as suas forças, sem o que não seria como uma criança a quem não deixam andar sozinha. A ação dos Espíritos que vos querem bem é sempre de maneira a vos deixar o livre-arbítrio, porque se não tivésseis responsabilidade não vos adiantaríeis na senda que vos deve conduzir a Deus. Não vendo quem o ampara, o homem se entrega às suas próprias forças; não obstante, o seu guia vela por ele e de quando em quando o adverte do perigo.” (grifei) (LE., Cap. XIX, Livro II, p. 501)
 
Diante das palavras acima expostas, fica evidente que os Guias Espirituais não interferem objetivamente na vida de seus tutelados. É fato, que temos como condição “sine qua non” para a evolução espiritual, a liberdade de fazer escolhas, e responder por estas, advindo daí, o aprendizado e conseqüente evolução do Espírito. O livre-arbítrio do tutelado jamais será desrespeitado pelos Protetores Espirituais! O que efetivamente nos dará força e coragem para avançarmos nos caminhos evolutivos, é a certeza de que se tem um amigo, um irmão, a velar por nós, solidário na dor e na alegria.
 
Vale ressaltar, que o nosso sucesso, será um mérito a ser levado em conta para o próprio adiantamento do Espírito protetor, como também para sua própria felicidade. Em contrapartida, sofrerá com os erros do seu tutelado, e os lamentará. Não obstante, sua aflição não se assemelhe às angustias de um pai e/ou uma mãe terrenos, pois é sabedor de que há remédio e solução para o mal, pois o que não foi feito hoje, se fará amanhã - estando ele por perto, sempre que se fizer necessário, para nos impulsionar nas boas realizações.
 
Vamos agora tratar de outro aspecto provocador de grande curiosidade, que é a questão de se saber o “nome” do Guia Espiritual. À esse respeito, é Kardec quem indaga aos Mestres Espirituais na questão 504 de O Livro dos Espíritos, se podemos sempre saber o nome do nosso Espírito protetor ou Anjo da Guarda. Observemos a resposta dada pelos Espíritos: “- Como quereis saber nomes que não existem para vós? Acreditais, então, que só existem os Espíritos que conheceis?” (grifei) Logo em seguida, na questão complementar 504-a, o Codificador questiona, que se não o conhecemos, como vamos invocá-lo? E mais uma vez, com toda a presteza respondem os Espíritos Superiores, que podemos dar o nome que quisermos, sugerindo inclusive, que escolhamos o de um Espírito superior que tenhamos simpatia e respeito. Asseveram os Mestres que o nosso protetor atenderá prontamente ao nosso apelo, pois todos os Espíritos elevados são irmãos e se assistem mutuamente.
 
Não se dando por satisfeito no que tange à questão do nome dos Espíritos protetores, persiste Kardec na questão 505 indagando, se os Espíritos protetores que tomam nomes comuns seriam sempre os de pessoas que tiveram esses nomes. Os Mentores respondem categoricamente que não, acrescentando, que muito comumente, Espíritos simpáticos aos nossos Guias Espirituais, ou, por determinação destes, podem vir a nos atender.
 
Para que melhor compreendamos como se dá a substituição, usam os Espíritos da seguinte analogia: quando nós encarnados, não podemos por alguma razão realizar pessoalmente alguma atividade, ou missão, enviamos alguém de nossa confiança para que nos represente agindo em nosso nome. Portanto, a questão do nome é o de menos, pois o que importa é a certeza da existência desse Guia Espiritual que segundo os Espíritos da Codificação, conheceremos a sua identidade e o reconheceremos quando estivermos na vida espírita, pois freqüentemente, já o conhecemos de outras encarnações.
 
Quanto à possibilidade de um pai, ou uma mãe, virem a se tornar o Espírito protetor do filho ou filha sobrevivente, nos dizem os Mestres Espirituais, que para que um Espírito se torne “protetor” de alguém, deverá ter um certo grau de elevação, além de um poder e uma virtude a mais, concedidos por Deus. Portanto, quando o Espírito de pais ou mães, protegem filhos ou filhas, estarão certamente sendo assistidos por um Espírito mais elevado, pois seu poder é mais ou menos restrito à posição evolutiva em que se encontram, não lhes sendo permitido sempre, inteira liberdade de ação. (LE., Cap. XIX, Livro II, p. 507/508)
 
Outra questão a ser aventada, trata da possibilidade de termos vários Espíritos protetores. À esse respeito, nos dizem os Mestres espirituais que “cada homem tem sempre Espíritos “simpáticos”, mais ou menos elevados, que lhe dedicam afeição e se interessam por ele, como há também, os que lhe assistem no mal.” Acrescentam, que esses Espíritos “simpáticos”, às vezes podem ter uma missão temporária, mas em geral são apenas solicitados pela similitude de pensamentos e de sentimentos, no bem como no mal”, posto que, “o homem encontra sempre Espíritos que simpatizam com ele, qualquer que seja o seu caráter.” (grifei) (LE., Cap. XIX, Livro II, p. 512/513 e 513-a)
 
Objetivando uma melhor compreensão do que foi exposto, vou me apropriar do fechamento feito por Kardec, quando assim resumiu as explicações dadas pelos Mestres Espirituais sobre a natureza dos Espíritos que se ligam ao homem:
- O Espírito protetor, anjo da guarda ou bom gênio, é aquele que tem por missão seguir o homem na vida e o ajudar a progredir. É sempre de uma natureza superior à do protegido.
- Os Espíritos familiares se ligam a certas pessoas por meio de laços mais ou menos duráveis, com o fim de ajudá-las na medida de seu poder, freqüentemente bastante limitado. São bons, mas às vezes pouco adiantados e mesmo levianos; ocupam-se voluntariamente de pormenores da vida íntima e só agem por ordem ou com permissão dos Espíritos protetores.
- Os Espíritos simpáticos são os que atraímos a nós por afeições particulares e uma certa semelhança de gostos e de sentimentos, tanto no bem como no mal. A duração de sua relações é quase sempre subordinada às circunstâncias.
 
Para finalizar, estejamos cientes e confiantes de que “todos nós” seres humanos encarnados e desencarnados, enquanto estivermos em uma condição de elevação espiritual sofrível, vinculados aos mais diversos vícios morais, reencarnando em planetas de provas, expiação, regeneração, teremos por necessidade de amparo e orientação, um Espírito protetor de alta elevação - por isso não visível. A esse amoroso Guia Espiritual, poderemos atribuir o nome que quisermos, pois ele nos atenderá sempre, independentemente de “nomes“ - pois ele não tem nome de Espíritos conhecidos na Terra. Estejamos atentos aos nossos “pressentimentos“, pois nosso Anjo Guardião, se comunica conosco através de intuições e pressentimentos. Nosso Guia Espiritual é o amigo que mais nos conhece, por nos acompanhar em numerosas jornadas reencarnatórias, estando sempre presente nos momentos mais solitários, infelizes, dolorosos, como nos momentos mais felizes de nossa vida! E por fim, tenhamos a certeza, que será ele a nos recepcionar quando do nosso retorno ao mundo espiritual, quando para nossa alegria, o reconheceremos e o identificaremos! Haverá algo mais consolador?


38 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, fechou com chave de ouro...lindas e consoladoras palavras. Acredito que em algum momento tivemos ou teremos curiosidade sobre nosso espírito guardião, na minha falta de conhecimento ainda custo a aceitar que espíritos desta grandeza não possuem nome, sexo...enfim, ficarei mais que nunca atenta aos pressentimentos e guardarei a curiosidade para o dia do meu retorno, será um imensa surpresa e felicidade finalmente conhecer aquele que sempre esteve ao meu lado.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito adorei tuas palavras e sua inteligencia!!!

    ResponderExcluir
  3. eu tava curiosa para saber sobre espíritos protetores pois no meu atual momento preciso de muita ajuda e as veze quando choro sinto como se alguém enxugasse as minhas lágrimas e quando estou triste sinto com se alguém me abraçasse.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das palavras muitas vezes tenho pressentimento que algo que não posso realizar ,e desisto para meu bem .desde a muitos anos sinto que alguem me proteje mais não sei explicar como acontece.hoje sou enfermeira aposentada como muito orgulho sempre tratei meus pacientes com carinho e atenção indepedente de posição socialou raça Obrigado meus Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  5. Que grande benção este recurso de tão grande valia e consolo. Sempre percebo a ação, carinho e dedicação do meu anjo e protetor, a quem, esmo sem saber o nome, dedico gratidão e amor profundos. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  6. Magnifica explicação sobre o Espirito Protetor. As palavras de seu texto nós dá sem dúvida segurança enquanto encarnados, e posso dizer que em mim provocou um grande movimento em querer estudar mais sobre o Espiritismo e com está ação buscar cada vez mais minha evolução espiritual. Minha alma te agradece a clareza de tuas explicações. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço de suas palavras as minhas ;

      Excluir
    2. Preciso saber, porque sou tão infeliz, sinto enorme vazio preciso duma luz

      Excluir
    3. Caro amigo ´´Anônimo,22 de maio de 2016 14:29´´ Eu realmente espero que possa ler isso,infelizmente,na minha ignorância,não saberei te responder e até posso te confessar que atualmente vivo nesse mesmo estado de espirito.
      Mas posso te dizer o seguinte,BUSQUE Deus,ele é a cura para todas as dores,se viemos parar aqui,não foi por acaso,talvez o nosso espirito protetor nos tenha conduzido,inclusive a paz que sinto nesse exato momento é algo que não senti nos últimos meses em minha vida. Espero que fique bem e que encontre a tranquilidade que procura,não desista.

      Excluir
  7. Perfeitos esclarecimentos.....parabéns por ser tão iluminada e nos transmitir palavras tão consoladoras! Já me sinto melhor e menos ansiosa quanto ao meu guia e mentor espiritual....

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo texto esclarecedor. Parabens!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, me sinto mais segura para conversar com meu anjo da guarda, mesmo sabendo que ele conhece os meus pensamentos mais intimos.

    ResponderExcluir
  10. Amigos,
    O guia espiritual é sem dúvidas um espírito de elevação moral superior à nossa. Realmente nos conhece e nos aconselha naquilo que mais nos aflige a alma. Uma experiência pessoal: Desde quando conheci a Doutrina Espírita, tive a curiosidade de sabe de fato o nome do meu guia, ou pelo menos um nome ao qual pudesse me referir, sabendo que talvez nunca conseguisse, pois mais importante que isso é a prática da caridade. Pois bem, certo dia, quando nem estava mais pensando no assunto do tal nome, naquele momento de transição do sono para o despertar, "vi" em minha mente, se assim pode dizer, algo escrito que dizia; meu nome é Guilherme Julio. Tudo durou certa de segundos. Foi muito rápido. Fiquei por dias "martelando" o ocorrido e então, certo dia, recorri ao Google com a curiosidade de buscar o significado dos nomes e pasmem: Guilherme: Significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”. e Julio: “jovem". Fiquei totalmente sem palavras. Era demais para ser coincidência. Bom, o que posso falar depois do ocorrido: eu passei a vê-lo? Não!!! passei a ouvi-lo e a conversar com ele em sonhos? óbvio que não!! No entanto, depois disso pode dizer que já por duas vezes aconselho-me no coração com conselhos bem adequados à minhas inquietações interiores e sempre em seus conselhos pede que eu agradeça sempre a Deus pelo que tenho. Essa tem sido a tônica de seus sábios conselhos, que na verdade foram dois em um período de 3 meses.

    ResponderExcluir
  11. Algumas vezes precisando tomar decisões importantes em minha vida, e não sabendo o que fazer, ouvi a voz que me orientou em algumas delas: como casamento, filhos e mais. certa vez estava indeciso pois se tratava de mudar de cidade, de profissão, eu estava no meu quarto quando apareceu aos pés da minha cama uma mulher, rosto e cabelos resplandecentes, perguntei quem era , e, ela me disse: fui tua mãe em outra vida e agora te protejo, faça o que você tem que fazer que eu estou contigo. fiz, e deu tudo certo.
    .

    ResponderExcluir
  12. Obrigadoooooo pela explicação tão maravilhosa

    ResponderExcluir
  13. Maria; gosto muito dos seus artigos considerando que você se fundamenta exclusivamente na Doutrina Espírita, ou seja, na Codificação. Porém, não concordo que todos os espíritos protetores sejam de ALTA ELEVAÇÃO. Como diz a doutrina e você coloca no seu texto, "O Espírito protetor, anjo da guarda ou bom gênio, é aquele que tem por missão seguir o homem na vida e o ajudar a progredir. É sempre de uma natureza superior à do protegido". Logo essa superioridade é relativa e basta ser superior à do protegido.

    ResponderExcluir
  14. boa noite não cheguei a ler comentários de ninguém do que e ou do que não e eu conheço um poder que me acompanha a qual uma pessoa me disse que e um dão eu não quero ter esse dão faria de tudo pra me livrar eu não pedi mas infelizmente tenho e nem quero que me pergunte o ,, já respondendo não sou macumbeira ou mecho com candomblé nem tenho religião prefiro ficar de fora mas só gostaria de saber se temos um anjo da guarda ou um guardião ele cuida de nos pra ter seu trabalho cumprido na terra ou na lei do que seja mas se for ao contrario se e nosso anjo da guarda que precisa de nossa ajuda para desenvolver e completar seu caminho como podemos fazer para ajuda ló

    ResponderExcluir
  15. Faça o bem, procure um centro espírita para maiores melhores informações. Com certeza um precisa do outro para a evolução de ambos! Deus te ilumine

    ResponderExcluir
  16. Tenho sede de saber o nome de meu protetor quero chamar pelo o seu nome em minhas preces e conversar chamando pelo o seu nome e possivel sou espirita há quatro anos em estudos mais veterana em muitas vidas mesmo assim tenho essa necessidade obrigado

    ResponderExcluir
  17. Sábias palavras, sempre quis saber dessas questões. O nome é o que pouco importa, vale muito mais é a certeza de ter alguém para lhe orientar nas horas que mais precisamos, neste planeta somos como uma criança que precisa de orientações em determinados momentos. Este processo evolutivo que acredito estar, preciso de ajuda em muitas questões e quenão consigo entender o porquê, então meu anjo da guarda, protetor, amigo espiritual, seja qual denominação for, nos ajudar é a maior prova de amo. Muito obrigado pelas palavras em texto, muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  18. Não tenho costume com tecnologia, por isso não sei se alguém vai ler minhas palavras nem mesmo se terei alguma resposta.
    Estou insistentemente tentando me convencer de que existe reencarnação.
    Tenho lido vários artigos na internet sobre reencarnação mas ainda não encontrei o que me convencesse.
    Passei a ler sobre espírito guia porque basta um sinal convincente do meu suposto espírito guia para que eu me convença da existência dele e da reencarnação.
    Já pedi que ele me dê este sinal mas ainda não obtive resposta alguma.
    Nesta procura, acabo de chegar neste canal.
    Então venho pedir a qualquer um que tenha uma ideia que me ajude a me comunicar com meu espírito guia ou a me convencer da reencarnação.
    Como não entendo de internet, solicito que enviem possíveis respostas para o email cleber.felicidade@hotmail.com
    Antecipadamente, agrdeço.

    ResponderExcluir
  19. O artigo foi extremamente esclarecedor. Eu tenho um Espírito Protetor e ele tem sido um grande elo com minha evolução. Nunca interferiu em meu livre arbítrio, mas está comigo em todos os momentos, porque escuto seus conselhos, procuro enveredar pelo caminho do bem e da caridade. Pra mim, ele tem um nome (jaziel) e sei que seguirá comigo em todos meus processos reencarnatórios. Eu posso escutar e sentir sua presença, além de sempre me conduzir pelas melhoras escolhas. Hoje, aos 50 anos,eu entendo muita coisa. Obrigada, Jaziel, por seu amor e dedicação.

    ResponderExcluir
  20. Tenho certeza da Proteção Superior e sei que tenho muitos Protetores. Muita gratidão aos anjos da guarda, anjos protetores, mentores espirituais que nos assistem aqui na Terra. Quero poder melhorar a cada dia e ser motivo de felicidade para aqueles que olham por mim, pela minha vida, me mostrando os caminhos iluminárias por onde devocê me conduzir. A nossa real felicidade está associada às nossas Boas ações aqui na terra, e na busca da evolução e felicidade, busco me aperfeiçoar nos preceitos Cristãos. VIvendo, aprendendo e crescendo. Que assim seja.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns! Ótimo artigo. Dá uma maravilhosa palestra.

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha lermos um texto que não tenta criar rivalidade dentro do movimento espirita.Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um espírito em minha vida que se manifestou no ano de 2003, na maioria das horas eu acho que é inimigo, outra eu acho que é amigo, mais só sei que quando ele abre a boca alguma desgraça acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA tive que rir, desculpa!
      Kkkk
      A minha guia sempre me avisa de algo...não necessariamente ruim. Coisas boas também.

      Excluir
  24. Excelente artigo!
    Resumo bem feito do tema abordado.
    Vá enfrente!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada por compartilhar essas preciosas palavras.

    ResponderExcluir
  26. Tudo muito bonito,mas você ainda acredita em santos!?Próprio do movimento espírita!

    ResponderExcluir
  27. Porque a postagem precisa ser aprovada?

    ResponderExcluir
  28. Eu creio que realmente seja dessa forma. O texto é maravilhoso e muito esclarecedor. Vou dar nome ao meu guardião.

    ResponderExcluir