terça-feira, 19 de junho de 2012

A QUESTÃO RELIGIOSA NO ESPIRITISMO


Por Eugenio Lara

 

Atendendo à solicitação do coordenador do Espirit Book, Henrique Ventura Regis, pretendo expor aqui, de modo sintético e amparado no pensamento de Allan Kardec, o que penso sobre a chamada questão religiosa no movimento espírita.


 

Afinal, o Espiritismo é ou não é religião? Tema complexo, apaixonante, tão antigo quanto o Espiritismo, tornou-se recorrente e motivo de discórdia, de cisão e de posturas sectárias. Tanto que, nos anos 1980, o movimento espírita se viu dividido entre duas posições antagônicas, a dos espíritas religiosos e a dos não-religiosos. Ruptura semelhante à que ocorreu entre os espíritas místicos e os espíritas científicos, no Brasil do século 19. Essa divisão ainda prossegue, sem que possamos vislumbrar algum tipo de consenso.


 

Todavia, ninguém melhor do que o fundador do Espiritismo para defini-lo. E ele o fez diversas vezes, em vários momentos de sua obra. Apesar da evidente vinculação doutrinária ao cristianismo, Allan Kardec rechaçou de modo veemente o suposto caráter religioso do Espiritismo e condenou o uso da palavra religião para classifica-lo, devido ao seu duplo sentido: de laço e de culto.



Quem primeiro levantou esse tema foi o Abade Chesnel, ao considerar que havia “uma nova religião em Paris”, que deveria ser combatida e reprimida. Através da Revista Espírita, Kardec rebateu a tese do Abade, também expondo-a de forma didática em O Que é o Espiritismo, no debate com o Padre.


 

Allan Kardec insistiu em definir o Espiritismo como uma ciência de observação, de consequências morais, como qualquer ciência ou forma de conhecimento. A seguir, iremos transcrever de suas obras uma série de pensamentos do Druida de Lyon, a fim de observarmos que ele não vacilou nessa questão e sempre procurou deixar claro, de modo bem didático, o que pensava a respeito do caráter e da natureza da doutrina espírita.


 

O Que é o Espiritismo


“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com o mundo corporal.” (p. 44)


“O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência e não se ocupa das questões dogmáticas. Essa ciência tem consequências morais, como todas as ciências filosóficas.” (p. 102)


“O seu verdadeiro caráter é, portanto, o de uma ciência e não o de uma religião.” (p. 103)


“O Espiritismo conta entre os seus partidários homens de todas as crenças, que nem por isso renunciam às suas convicções: católicos fervorosos, protestantes, judeus, muçulmanos, e até budistas e hindus.” (p. 103)


“O Espiritismo não era mais que simples doutrina filosófica; foi a própria Igreja que o proclamou como nova religião.” (p. 100)


“Não somos ateus, porém não implica isso que sejamos protestantes.” (p. 104)


Só “existem duas coisas no Espiritismo: a parte experimental das manifestações e a doutrina filosófica.” (p. 95)


“Sem ser em si mesmo uma religião, o Espiritismo está ligado essencialmente às idéias religiosas.” (p. 116)


A Gênese


“É, pois, rigorosamente exato dizer que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação.” (p. 20)


“O Espiritismo é uma revelação (...) na acepção científica da palavra.” (p. 19)


“O Livro dos Espíritos, a primeira obra que levou o Espiritismo a ser considerado de um ponto de vista filosófico, pela dedução das consequências morais dos fatos.” (p. 40 - Nota de rodapé)


“As religiões hão sido sempre instrumentos de dominação.” (p. 17)


O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples


“Do ponto de vista religioso, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões.” (p. 27)


“Homens de todas as castas, de todas as seitas, de todas as cores, sois todos irmãos.” (p. 39)



Há dezenas de outras afirmações de Allan Kardec que poderiam ser aqui citadas, mas não seriam suficientes para fechar a questão. Há fatores antropológicos, sociológicos, psicológicos e históricos a serem contemplados. Estudos recentes no campo da antropologia social demonstram o caráter religioso do Espiritismo brasileiro. O Espiritismo é uma religião, uma forma de culto, foi assim que ele se desenvolveu historicamente. Não há como negar.



Pensadores espíritas de grande envergadura, como Carlos Imbassahy e Herculano Pires, admitiram o caráter religioso do Espiritismo, como uma doutrina de tríplice aspecto (ciência, filosofia e religião), idéia semelhante ao “triângulo de forças espirituais” do espírito Emmanuel.



Apoiado na conceituação do filósofo francês Henri Bergson, Herculano desenvolveu uma interessante tese da religião como fator natural, dinâmica, a chamada religião natural, em uma conceituação próxima à do iluminista francês Rousseau e do pedagogo suíço Pestalozzi, mestre de Rivail.



Por sua vez, pensadores espíritas outros como David Grossvater, Jon Aizpúrua, Jaci Regis e Krishnamurti de Carvalho Dias, apoiados no humanismo kardequiano e no laicismo espírita, conduziram seu pensamento rumo a uma concepção laica, não-religiosa do Espiritismo. O segmento não-religioso é minoria, mas bastante expressivo, dinâmico, aberto ao debate e às novas idéias.



Na dúvida, ficamos com Allan Kardec. Como vimos, ele rechaçou a idéia de uma religião espírita. Rejeitou a palavra religião para definir o Espiritismo. Não há como negar esse fato.



Afinal, quem estará com a razão? Difícil dizer. O tempo dirá...


 

 

OBRAS CITADAS


KARDEC Allan - O Que é o Espiritismo, trad. Joaquim da Silva Sampaio Lobo in Iniciação Espírita, 5ª ed. São Paulo-SP [Edicel].

KARDEC Allan - O Espiritismo na sua Mais Simples Expressão, trad. Joaquim da Silva Sampaio Lobo in Iniciação Espírita, 5ª ed. São Paulo-SP [Edicel].

KARDEC Allan - A Gênese, trad. Guillon Ribeiro, 36ª ed. Rio de Janeiro-RJ [FEB].

KARDEC Allan - Revista Espírita, trad. Júlio Abreu Filho, 1ª ed. São Paulo-SP [Edicel].


 

 

Fonte: Espirit Book - http://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/a-questao-religiosa-no

  


3 comentários:

  1. O movimento espírita é apenas cada um com o "seu" próprio Kardec recortado. Se o Espiritismo é religião ou não é, termina sempre ao gosto do "freguês", mas que o Espiritismo seja "o Cristianismo da Idade Moderna", isto é, "apropriado ao desenvolvimento da inteligência e isento dos abusos", disso não há dúvidas. Afirmam-no o Espírito São Luís e o próprio Allan Kardec. Como poderia ser laico então? neutro em questões religiosas? bah!

    ResponderExcluir
  2. O Espiritismo não deve ser ater somente nos campos científico e filosófico, mas também no religioso, pois Kardec mesmo disse enquanto encarnado,que a sua palavra não era inquestionável, até porque a Dourina espírita é dos espíritos. A Doutrina espírita abarca a reaproximação das pessoas em suas inclinações e defeitos, logo tem a mesma o critério religioso, porque tem o fundamento de seguir os ensinamentos do Cristo, que ama a todos indistintamente, assimn como, Deus - nosso Pai

    ResponderExcluir
  3. Fernando, realmente não deve se ater somente nos campos científico e religioso, mas, o contrário também é verdadeiro. O Espiritismo não pode se ater apenas ao caráter ou aspecto religioso e ter por missão apenas Evangelizar e falar apenas de temas e personagens que estão no Novo Testamento, como tem sido as palestras proferidas nos diversos Centros Espíritas espalhados no país. Parece que não se pode mais falar de Kardec e da Doutrina Espírita das Obras Fundamentais. Deve-se apenas evangelizar visto que somos “Brasil, coração do mundo e pátria do Evangelho” (na opinião de um Espírito). Somos pátria do Evangelho e por isso devemos deixar de lado a Doutrina Espírita? A Doutrina Espírita, como se encontra na introdução de “O Livro dos Espíritos”, item 1, é o CONTEÚDO DE “O LIVRO DOS ESPIRITOS”, e acrescentamos, conteúdo das demais Obras Fundamentais. Jesus e seu ensino moral sim. E Kardec com a Doutrina Espírita também.

    ResponderExcluir