(Revista
Espírita, abril de 1866)
Ultimamente vimos uma seita
tentar se formar, arvorando como bandeira a
negação da prece. Acolhida inicialmente por um sentimento geral de
reprovação, não vingou. Os homens e os Espíritos se uniram para repelir uma
doutrina que era, ao mesmo tempo, uma ingratidão e uma revolta contra a
Providência. Isto não era difícil porque, chocando o sentimento íntimo da
imensa maioria, ela carregava em si o seu princípio destruidor. (Revista de janeiro de
1866).
Eis agora uma outra que se ensaia
num novo terreno. Tem por divisa: Nada
de comunicações dos Espíritos. É muito singular que esta opinião
seja preconizada por alguns daqueles que outrora exaltavam a importância e a
sublimidade dos ensinamentos espíritas e que se gloriavam do que eles próprios
recebiam como médiuns. Terá ela mais chance de sucesso que a precedente? É isto
que vamos examinar em poucas palavras.
Essa doutrina, se podemos dar tal
nome a uma opinião restrita a algumas pessoas, se fundamenta nos dados
seguintes:
“Os Espíritos que se comunicam
não são senão Espíritos ordinários que até hoje não nos ensinaram nenhuma
verdade nova, e que provam a sua incapacidade, não saindo das banalidades da
moral. O critério que pretendem estabelecer sobre a concordância de seu ensino
é ilusório, por força de sua insuficiência. É ao homem que cabe sondar os
grandes mistérios da Natureza e submeter o que eles dizem ao controle de sua
própria razão. Nada nos ensinando as suas comunicações, nós as proscrevemos de
nossas reuniões. Discutiremos entre nós; buscaremos e decidiremos, em nossa
sabedoria, os princípios que devem ser aceitos ou rejeitados, sem recorrer ao
assentimento dos Espíritos.”
Notemos que não se trata de negar
o fato das manifestações, mas de estabelecer a superioridade do julgamento do
homem, ou de alguns homens, sobre o dos Espíritos; numa palavra, de separar o
Espiritismo do ensino dos Espíritos, pois as instruções destes últimos estariam
abaixo do que pode a inteligência dos homens.
Essa doutrina conduz a uma
singular consequência, que não daria uma alta ideia da superioridade da lógica
do homem sobre a dos Espíritos. Graças a estes últimos, sabemos que os da ordem
mais elevada pertenceram à Humanidade corporal que eles ultrapassaram há muito
tempo, como o general ultrapassou a classe do soldado da qual ele saiu. Sem os
Espíritos, ainda estaríamos na crença de que os anjos são criaturas privilegiadas
e os demônios criaturas predestinadas ao mal para a eternidade. “Não, dirão,
porque houve homens que combateram essa ideia.” Que seja, mas quem eram esses
homens senão Espíritos encarnados? Que influência teve a sua opinião isolada
sobre a crença das massas? Perguntai ao primeiro que chegar se conhece ao menos
de nome a maioria desses grandes filósofos? Ao passo que vindo os Espíritos a
todos os cantos da Terra manifestar-se ao mais humilde como ao mais poderoso, a
verdade propagou-se com a rapidez do relâmpago.
Podemos dividir os Espíritos em
duas grandes categorias: aqueles que, depois de terem atingido o mais alto
ponto da escala, deixaram definitivamente os mundos materiais, e aqueles que,
pela lei da reencarnação, ainda pertencem ao turbilhão da Humanidade terrena.
Admitamos que só estes últimos tenham o
direito de comunicar-se com os homens, o que é uma hipótese: Entre eles há
aqueles que em vida foram homens esclarecidos, cuja opinião tem autoridade, e
que a gente sentir-se-ia feliz de consultar, se ainda fossem vivos. Ora, da
doutrina acima resultaria que esses mesmos homens superiores tornaram-se
nulidades ou mediocridades ao passar para o mundo dos Espíritos, incapazes de
nos dar uma instrução de algum valor, ao passo que a gente se inclinaria respeitosamente
diante deles se se apresentassem em carne e osso nas mesmas assembleias onde se
recusam a escutá-los como Espíritos.
Disso resulta ainda que Pascal,
por exemplo, deixou de ser uma luz quando passou a ser Espírito, mas que se ele
reencarnasse em Pedro ou Paulo, necessariamente com o mesmo gênio, porquanto
nada teria perdido, ele seria um oráculo. Esta consequência é tão rigorosa que
os partidários desse sistema admitem a reencarnação como uma das maiores
verdades. Enfim, será preciso concluir que aqueles que colocam de muito boa-fé,
como supomos, sua própria inteligência tão acima da dos Espíritos, serão eles
próprios nulidades ou mediocridades, cuja opinião não terá valor, de sorte que
seria preciso crer no que eles dizem enquanto estão vivos, e não crer amanhã,
quando estiverem mortos, mesmo que viessem dizer a mesma coisa, e muito menos
ainda se disserem que se enganaram.
Sei que objetam a grande
dificuldade da constatação da identidade. Essa questão já foi amplamente
tratada, de modo que é supérfluo a ela voltar. Certamente não podemos saber,
por uma prova material, se o Espírito que se apresenta sob o nome de Pascal é
realmente o do grande Pascal. Que nos importa, se ele diz boas coisas? Cabe-nos
pesar o valor de suas instruções, não pela forma da linguagem, que sabemos por
vezes marcada pelo cunho da inferioridade do instrumento, mas pela grandeza e
pela sabedoria dos pensamentos. Um grande Espírito que se comunica por um
médium pouco letrado é como um hábil calígrafo que se serve de uma pena ruim. O
conjunto da escrita terá o cunho de seu talento, mas os detalhes da execução,
que dele não dependem, serão imperfeitos.
Jamais o Espiritismo disse que
era preciso fazer abnegação de seu julgamento e submeter-se cegamente ao dizer
dos Espíritos; são os próprios Espíritos que nos dizem para submeter todas as
suas palavras ao cadinho da lógica, ao passo que certos encarnados dizem: “Não
creiais senão no que dizemos e não creiais no que dizem os Espíritos.” Ora,
como a razão individual está sujeita ao erro, e o homem, muito geralmente, é
levado a tomar sua própria razão e suas ideias como a única expressão da
verdade, aquele que não tem a orgulhosa pretensão de se julgar infalível a
submete à apreciação da maioria. Por isto é tido como abdicando de sua opinião?
Absolutamente. Ele está perfeitamente livre de crer que só ele tem razão contra
todos, mas isto não impedirá a opinião da maioria de prevalecer e de ter, em
definitivo, mais autoridade que a opinião de um só ou de alguns.
Examinemos agora a questão sob
outro ponto de vista. Quem fez o Espiritismo? É uma concepção humana pessoal?
Todo mundo sabe que é o contrário. O Espiritismo é o resultado do ensinamento
dos Espíritos, de tal sorte que sem as comunicações dos Espíritos não haveria
Espiritismo. Se a Doutrina Espírita fosse uma simples teoria filosófica nascida
de um cérebro humano, ela não teria senão o valor de uma opinião pessoal; saída
da universalidade do ensino dos Espíritos, tem o valor de uma obra coletiva, e
é por isto mesmo que em tão pouco tempo se propagou por toda a Terra, cada um
recebendo por si mesmo, ou por suas relações íntimas, instruções idênticas e a
prova da realidade das manifestações.
Pois bem! É em presença deste
resultado patente, material, que se tenta erigir em sistema a inutilidade das
comunicações dos Espíritos. Convenhamos que se elas não tivessem a popularidade
que adquiriram, não as atacariam, e que é a prodigiosa vulgarização dessas
ideias que suscita tantos adversários ao Espiritismo. Os que hoje rejeitam as
comunicações não parecem essas crianças ingratas que negam e desprezam os seus
pais? Não é ingratidão para com os Espíritos, a quem devem o que sabem? Não é
servir-se do que eles ensinaram para combatê-los; voltar contra eles, contra
seus próprios pais, as armas que eles nos deram? Entre os Espíritos que se
manifestam não está o Espírito de um pai, de uma mãe, de seres que nos são os
mais caros, dos quais se recebem essas tocantes instruções que vão diretamente
ao coração? Não é a eles que devemos o ter sido arrancados da incredulidade,
das torturas da dúvida sobre o futuro? E é quando se goza do benefício que se
desconhece a mão benfeitora?
Que dizer dos que, tomando sua
opinião pela de todo mundo, afirmam seriamente que agora em parte alguma se
querem comunicações? Estranha ilusão que um olhar lançado em torno deles
bastaria para fazer desvanecer-se. Da parte deles, que devem pensar os
Espíritos que assistem às reuniões onde se discute se se deve condescender em
escutá-los, se se deve ou não excepcionalmente permitir-lhes a palavra para
agradar aos que têm a fraqueza de dar importância às suas instruções? Lá se
encontram sem dúvida Espíritos ante os quais cairiam de joelhos se nesse
momento eles se deixassem ver. Já pensaram no preço que se poderia pagar por
tal ingratidão?
Tendo os Espíritos a liberdade de
comunicar-se, independentemente de seu grau de saber, disso resulta uma grande
diversidade no valor das comunicações, como nos escritos, num povo em que todo
mundo tem a liberdade de escrever, e onde, certamente, nem todas as produções
literárias são obras-primas. Segundo as qualidades individuais dos Espíritos,
há, pois, comunicações boas pelo fundo e pela forma, e outras, enfim, que nada
valem, nem pelo fundo nem pela forma. Cabe-nos escolher. Rejeitá-las todas porque
algumas são más, não seria mais racional do que proscrever todas as publicações
porque há escritores que produzem vulgaridades. Os melhores escritores, os
maiores gênios, não têm coisas fracas em suas obras? Não se fazem seleções do
que eles produziram de melhor? Façamos o mesmo em relação à produção dos
Espíritos; aproveitemos o que há de bom e rejeitemos o que é mau; mas, para
arrancar o joio, não arranquemos o bom grão.
Consideremos, pois, o mundo dos
Espíritos como um duplo do mundo corporal, como uma fração da Humanidade e
digamos que não devemos desdenhar ouvi-los, agora que estão desencarnados, pois
não o teríamos feito quando encarnados. Eles estão sempre em nosso meio, como
outrora; apenas estão atrás da cortina e não à frente, eis toda a diferença.
Mas, perguntarão, qual o alcance
do ensino dos Espíritos, mesmo no que há de bom, se eles não ultrapassam o que
os homens podem saber por si mesmos? É bem certo que eles não nos ensinam nada
mais? No seu estado de Espírito, eles não veem o que não podemos ver? Sem eles,
conheceríamos o seu estado, sua maneira de ser, suas sensações? Conheceríamos,
como hoje conhecemos, esse mundo onde talvez estejamos amanhã? Se esse mundo
não tem para nós os mesmos terrores, se encaramos sem pavor a passagem que a ele
conduz, não é a eles que o devemos? Esse mundo está completamente explorado?
Cada dia não nos revela uma nova face dele? E nada significa saber para onde
iremos e o que poderemos ser ao sair daqui? Outrora lá entrávamos tateando e
tremendo, como num abismo sem fundo; agora esse abismo é resplendente de luz e
nele entramos alegres. E ousam dizer que o Espiritismo nada ensinou! (Revista Espírita, agosto
de 1865: “O que
ensina o Espiritismo”).
Sem dúvida o ensino dos Espíritos
tem limites. Não se lhe deve pedir senão o que ele pode dar, o que está na sua
essência, no seu objetivo providencial; e ele dá muito a quem sabe buscar. Mas
tal como ele é, já fizemos todas as suas aplicações? Antes de lhe pedir mais,
sondamos as profundezas do horizonte que nos descortina? Quanto ao seu alcance,
ele se afirma por um fato material, patente, gigantesco, inaudito nos fastos da
história: é que ainda em sua aurora, ele já revoluciona o mundo e abala as
forças da Terra. Que homem teria tido tal poder?
O Espiritismo tende para a
reforma da Humanidade pela caridade. Não é, pois, de admirar que os Espíritos
preguem a caridade sem cessar; eles a pregarão ainda por tanto tempo quanto for
necessário para desarraigar o orgulho e o egoísmo do coração do homem. Se
alguns acham as comunicações inúteis, porque repetem incessantemente as lições
de moral, devem ser felicitados, pois são bastante perfeitos para não mais
necessitarem delas, mas eles devem pensar que os que não têm tanta confiança em
seu próprio mérito e que desejam se melhorar, não se cansam de receber bons
conselhos. Não busqueis, pois, tirar-lhes esse consolo.
Esta doutrina tem chance de
prevalecer? Como dissemos, as comunicações dos Espíritos fundamentaram o Espiritismo.
Repeli-las depois de havê-las aclamado é querer solapar
o Espiritismo pela base, tirar-lhe o alicerce. Tal não pode ser o pensamento
dos Espíritas sérios e devotados, porque seria absolutamente como alguém que se
dissesse cristão negar o valor dos ensinamentos do Cristo, sob o pretexto que
sua moral é idêntica à de Platão. Foi nessas comunicações que os espíritas
encontraram a alegria, a consolação, a esperança. Foi por elas que
compreenderam a necessidade do bem, da resignação, da submissão à vontade de
Deus; é por elas que suportam com coragem as vicissitudes da vida; por elas que
não há mais separação real entre eles e os objetos de suas mais ternas
afeições. Não é enganar-se com o coração humano crer que ele possa renunciar a
uma crença que faz a felicidade?
Repetimos aqui o que dissemos a
propósito da prece: Se o Espiritismo deve ganhar em influência, é aumentando a
soma das satisfações morais que proporciona. Que aqueles que o acham
insuficiente tal qual é se esforcem por dar mais que ele; mas não será dando
menos, tirando o que faz o seu encanto, sua força e sua popularidade que eles o
suplantarão.
Allan
Kardec
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